Justificativa
Neste espaço apresentaremos os trabalhos e criações dos nossos alunos dentro dos projetos e nas variadas atividades desenvolvidas em nossa escola.
Como educadores, buscamos proporcionar uma escola de qualidade, que realmente forme cidadãos para a vida e contribua para o resgate da imagem da escola pública e de qualidade para todos.
Acreditamos poder contribuir no resgate de valores que tornem a todos da comunidade escolar pessoas solidárias e responsáveis pelo cuidado e valorização da nossa escola em especial.
“Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada, ou que qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora. E nem passeia por ele...”
(Rubem Alves)
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
QUEM FOI ÁLVARO LINS?
Era filho de Pedro Alexandrino Lins e de Francisca de Barros Lins. Fez o curso primário em sua cidade natal e o curso secundário no Colégio Salesiano e no Ginásio Padre Félix, em Recife. Ali ingressou na Faculdade de Direito. Ainda quando estudante, começou a lecionar História da Civilização no Ginásio do Recife e do Colégio da Nóbrega. Aos 20 anos, como representante do Diretório dos Estudantes na abertura do ano letivo da Faculdade de Direito, pronunciou a conferência “A universidade como escola de homens públicos” , que chamou a atenção de Recife para seu nome. Passou a fazer jornalismo, no Diário de Pernambuco. Colou grau em Direito em 1935. Participando de movimentos políticos, foi nomeado secretário do Governo de Pernambuco. Seu nome fazia parte da chapa de candidatos a deputado federal quando os acontecimentos de 1937 (O Golpe do Estado Novo, onde Getúlio Vargas inicia uma ditadura que se prolonga até 1945) interromperam sua carreira política. Firmou-se, então, no Jornalismo, como redator e diretor do Diário da Manhã, de 1937 a 1940. Ainda em Recife, aos 25 anos, escreveu o 1 º livro, História Literária de Eça de Queiroz (1939).
Transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde começou a fazer crítica literária, gênero que lhe deu nome nacional. Foi colaborador do Suplemento Literário do Diário de Notícias e dos Diários Associados (1939 – 1940), redator-chefe e dirigente político do Correio da Manhã (1940 – 1956). Foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para escrever uma biografia do Barão do Rio Branco, com estudo diplomático e quadro histórico da época (1940). Professor de Literatura Brasileira do Colégio Pedro II, interino, de novembro de 1941 a dezembro de 1951, quando passou a efetivo mediante obtenção do 1 º lugar em concurso de títulos e provas, com a tese “A técnica do romance em Marcel Proust”, publicada em 1956. Lecionou a cadeira de Estudos Brasileiros da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Lisboa, em missão oficial do Ministério das Relações Exteriores, de 1952 a 1954. Chefiou a Casa Civil do presidente Juscelino Kubitschek, que o nomeou embaixador do Brasil em Portugal, em novembro de 1956 a outubro de 1959. Foi o presidente da 1a. Conferência Interamericana da Anistia para os Exilados e Presos Políticos da Espanha e de Portugal, realizada na Faculdade de Direito de São Paulo (1960) e diretor do Suplemento Literário do Diário de Notícias, de março de 1961 até junho de 1964. Em 1962, foi chefe da Delegação Brasileira ao Congresso Mundial da Paz realizado em Moscou.
Álvaro Lins recebeu o Prêmio Centenário de Antero de Quental; pelo ensaio Poesia e Personalidade de Antero de Quental (1942), Prêmio Felipe de Oliveira, da Sociedade Felipe de Oliveira, e Prêmio Pandiá Calógeras, da Associação Brasileira de Escritores, pela obra Rio Branco (1945); Prêmio Jabuti Personalidade do Ano, da Câmara Brasileira do Livro, pela sua obra Missão em Portugal (1960), e o prêmio Luísa Cláudio de Souza, pelas obras “Os mortos de Sobrecasaca” e “Jornal de Crítica 7a. Série” (1963). Foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem de Cristo, de Portugal em 1957.
Objetivo Geral
Resgatar o valor da escola pública, em especial da Escola Municipal Álvaro Lins, promovendo discussões e atividades que busquem revitalizar a imagem da escola pública e da educação como meio pelo qual o indivíduo cresce e trona-se cidadão pleno, ou seja, desfrute plenamente de seus direitos e deveres.
O que buscamos?
. Desenvolver interesse pelas atividades realizadas na escola;
. Promover a solidariedade e respeito mútuos nas variadas formas de
convivência no e do ambiente escolar;
. Revitalizar espaços da escola.
As oficinas constituem-se como um momento de vivência do lúdico e das sensibilidades, possibilitando a investigação e ampliação dos conhecimentos, aliadas a exercícios da autonomia e da cooperação”
Juarez Dayrell
8 de maio

















Relatório da professora de português Míriam
Procurei fazer nas minhas turmas uma investigação sobre o que os alunos gostariam de ter em sala de aula como conteúdo que acrescenta uma informação agradável.(...)os alunos mostraram interesse em conhecer algo mais sobre a mitologia, uma vez que muitos nomes da mitologia greco-romana fazem parte do nosso dia-a-dia (em banda de música –Calipso, na televisão em desenhos animados –Hercules- em letras de músicas atuais, em nome de personagens de filmes- Morfeu- Matrix, etc.)
(...)Trouxe para eles algumas transparências com imagens de alguns Deuses do Olimpo (...)os alunos participaram e comentaram bastante diante das imagens de Cupido, Afrodite, Zeus, Poseidon, etc. Começamos a observar a mitologia na história de Ulisses e trabalhei com eles a história do Cavalo de Tróia. Para fecharmos a semana assistimos a um filme “Minotauro”.O assunto de livros, mitos e história serem, hoje, temas de filmes de grande bilheteria nos levou às revistas de Frank Miller, a partir das quais se fez o filme “300 de Esparta”, (...) O trabalho foi bom e posso dizer que: o filme interessou a classe, em geral, o tema mitologia motivou uma aluna (Valéria) a ler Odisséia (...) As revistas interessaram mais aos homens (Leandro, Daniel, Marcelo, Joel foram os que realmente leram todas as cinco revistas. Num balanço geral, o trabalho foi motivador.”
Realizações futuras
Este projeto está ainda em andamento por isso está aberto a novas perspectivas e caminhos.
Gostaria de parabenizar a todos aqueles que contribuíram para a criação deste blog. Que este espaço possa servir como ponte entre todos aqueles que desejam o desenvolvimento da Escola e das pessoas que nela convivem.
ResponderExcluirAbraços do Prof. Ricardo Xavier (Ciências e Biologia)